Vitória do dia

Vitória do dia

Campeão por 3 minutos

Recentemente lá estava um karateca em meio a tantos outros numa competição de Karate-Do.
O karateca superou a técnica de seus oponentes e, na luta final, sagrou-se campeão…
Naqueles últimos três minutos ele não pensou em ganhar, não pensou em ter uma atitude violenta… O karateca pensava simplesmente em manter sua integridade física até o final. E assim manteve sua serenidade até que o árbitro central decretasse a vitória.
Nesse instante foi como se o karateca despertasse… saísse de seu estado de total concentração e compreendesse que o evento terminou. Ei! Não é mais necessário lutar!
Sorte? Técnica adquirida pelo treinamento constante? Inspiração? Talvez seja difícil explicar os motivos que guiam alguém à vitória ou à derrota. Não me lembro das vezes em que venci… mas faço questão de me recordar das vezes em que fui vencido. Estas ocasiões me ensinaram quais meus pontos fracos, o que deve ser melhorado (como neste dia). Não foram momentos de tristeza, mas momentos de aprendizagem (…).

E agora campeão? O que fazer?
És campeão hoje… mas e amanhã?

Com o tempo aprendemos que medalhas, troféus, títulos… tudo isso passa muito rápido. E se ficarmos presos a isso, nossa motivação para persistir no caminho do Karate não será o suficiente para treinarmos a vida toda.
Como dizem os mestres, devemos prestar atenção no “Do” do Karate-Do, do Judo, do Aikido… Dar importância à sua arte em sua totalidade: Kata + Kihon + Kumite. Um karateca não deve ter preferência por uma coisa ou outra… Deve dedicar-se a aprender tudo o que seu Sensei lhe ensina, sem exceção.
Valorizar o crescimento pessoal, buscando melhorar como pessoa a cada dia.
Acredito que esse processo de aperfeiçoamento do caráter é um exercício diário. E não se conquista isso em três minutos…
Para vencer a si próprio, é preciso esforçar-se a vida inteira.

 

0 comentários:

Postar um comentário